Condicionamento e exercícios para problemas ou limitações individuais
*Beethoven de Ávila
Saudações leitoras e leitores. Recebi algumas sugestões de indicar atividades ou dicas para pessoas de diferentes idades e com certas limitações. Por isso vou dedicar alguns comentários sobre as atividades físicas direcionadas e específicas.
Em primeiro lugar temos mesmo que lembrar que todos somos diferentes em nossa sensibilidade e sobretudo em nossa capacidade de realizar “exercícios”. Devemos também reconhecer que apesar de podermos nos inserir em grupos de certas especificações, todas pessoas tem direito a se movimentar e a fazer suas ginásticas sem ser segregados e muito menos impedidos de se exercitar. Devemos sim nos adequar e coordenar para podermos praticar tais atividades e efetivamente obtermos benefícios delas.
Leia também:
Atividades outdoor envolve emoções – Beethoven de Ávila
Treinos e Motivação – Beethoven de Ávila
Treinando resistência – Beethoven de Ávila
Idade, capacidade física efetiva, lesões ou desgastes articulares, incômodos ou dores e principalmente dificuldades de nos movermos em certas amplitudes e alcances, são os direcionadores da dinâmica de trabalho que deve ser sempre individualizada, monitorada e também redirecionada (como já dito em nosso texto anterior). Assim o trabalho em grupos mesmo com atividades muito parecidas para todos vão ser sentidas, limitadas e realmente direcionadas individualmente e cada um vai adquirir um condicionamento diferenciado mesmo que próximos.
Muitas pessoas tem lesões em articulações ou músculos específicos (lesões localizadas) e se consideram inaptas a realizar atividades físicas ou de treinamento. Mas quem realmente pode determinar a incapacidade física geral é somente o seu médico especialista de confiança. Na maior parte das vezes precisamos somente direcionar as atividades e organizar uma reabilitação. Para isso o profissional gestor das atividades, deve respeitar idades, gênero, capacidade física efetiva, no sentido de dimensionar e direcionar o esforço a ser empenhado e a escolher atividades mais apropriadas, principalmente a individualizar os “exercícios”.
Nas sugestões que recebemos, nos falam de problemas específicos e evidentemente de queixas individuais, para resolve-los somente um direcionamento individual e específico pode encontrar a solução. Precisamos efetivamente nos permitir encontrar novos limites e alternativas. Precisamos redirecionar nossas observações e sensibilidade, “FAZER DIFERENTE”, para encontrarmos o novo e ampliado condicionamento físico. Precisamos não nos limitar tanto, mas de forma consciente mudarmos para alcançar o que será nossa reabilitação.
Crianças, jovens, adultos, maduros e idosos, mesmo homens ou mulheres, tem seus limites e direcionamentos diferenciados. A convivência e a observação de todos com a lembrança de que estamos construindo um novo condicionamento físico é que possibilita a pesquisa a todas capacidades e habilidades. Nos permite observar a grande diversidade de possibilidades, para nos direcionarmos melhor, com mais efetividade.
Respeite seus limites, entenda as incapacidades de todos, pesquise novos caminhos e alternativas, mas principalmente procure suas novas referências. Faça com que as atividades físicas sejam a sua busca consciente e prática da sua reabilitação.
*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor, treinador e assessor (consultor) em Mountain Bike.
Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas