Equipamentos de monitoramento, ‘gadgets’ para atividades físicas
*Beethoven de Ávila
Precisamos mesmo de tanto monitoramento? O que é relevante e importante de monitorarmos no nosso corpo para o sucesso das nossas atividades físicas.
Saudações amigos e amigas. Nosso assunto desta semana é resultado de conversas e sugestões dos nossos leitores.
O motivo básico e inicial que nos leva a fazer atividades físicas e como revelamos ou descobrimos esta demanda é nossa inquietação. A necessidade de adquirir melhores índices de saúde e de fitness, projetos pessoais e algumas vezes até nossa ansiedade influenciam, mas a conclusão de que precisamos de tais atividades vem de pensamentos e sentimentos sobre nosso corpo e nossa vida, acabamos por concluir que precisamos nos capacitar. Temos também que lembrar que nosso corpo foi concebido na natureza com a função básica de movimentar-se e por isso ser saudável, manter, criar ou revelar capacidades físicas (motoras).
Leia também:
Atividades outdoor envolve emoções – Beethoven de Ávila
Combatendo a perda de massa magra – Beethoven de Ávila
O spinning é para todos – Beethoven de Ávila
Desta forma o principal sensor e monitor das intensidades ou controles do nosso corpo é o próprio sentimento, a consciência corporal. A percepção subjetiva e pessoal de dor, esforço, principalmente duração da atividade é realmente individual e é a mais abrangente. Ela é denominada (Escala de Borg) ‘PSE’: Percepção Subjetiva de Esforço. E para isso ser eficiente, o profissional de educação física que te acompanha, vai te capacitar a usar esta escala de graduação de esforço.
Identificar dores, intensidades de esforço, duração do exercício, bem como se está agradável ou insuportável antes que te cause lesões é a tarefa principal deste monitoramento. As atividades físicas só trarão o efeito desejado se controladas e graduadas, tanto no seus efeitos físicos quanto nos seus efeitos emocionais e mentais. Vale lembrar que precisamos realmente nos empenhar e reconhecer em novos limites para que tenhamos um novo condicionamento.
E agora precisamos enumerar os aparelhos que nos darão visão destes monitoramentos e controles. A começar pelo relógio, temos daí o monitor cardíaco ou frequencímetro para identificar e ler nosso ritmo cardíaco, os pedômetros que contam o nosso número de passos e nos indicam um ritmo ou cadência, os navegadores ou GPS e para alguns esportes o medidor de potência. Todos podem ser em aparelhos separados e somente alguns podem ser inseridos na tela do seu smartphone. Ainda podem existir medidores de índices especiais para a categoria PNE ou esportes muito específicos, mas a real dificuldade é a portabilidade e o treinamento específico para seu uso já que acumular tantas leituras ou índices podem confundir e onerar qualquer atividade.
Cada modalidade esportiva ou cada atividade impõe dificuldades e limites para esses monitoramentos. Exemplificando: durante uma pedalada (Leia aqui: Como iniciar no ciclismo – Beethoven de Ávila) fica difícil tirar a mão do guidão da bike para ler o relógio de pulso. E assim todas atividades vão exigir uma logística e suportes para adaptar o uso de “gadgets”. Digo mais, o uso de equipamentos extras e muitas vezes não característicos ou necessários só dispersam a atenção dos focos que precisamos manter.
Concluindo, a necessidade de monitoramento e controle específico de todas atividades não pode ser mais uma preocupação ou ansiedade para o praticante. A principal leitura e identificação de esforço deve ser a sua percepção pessoal junto dos seus objetivos. Só vamos melhorar nosso condicionamento físico se nos capacitarmos a executar mais tarefas e em menos tempo, mas nem por isso podemos relevar dores ou incômodos frequentes. Devemos usar tais monitores para melhorar a eficiência e dar referencias as nossas atividades.
*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor, treinador e assessor (consultor) em Mountain Bike.
Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas