Os vinhos e a Páscoa
Sugestões da importadora Inovini de como combinar diferentes vinhos com deliciosos pratos do símbolo pascal!
Está com dúvidas sobre qual vinho servir no almoço em família? A Inovini indica opções de vinhos para harmonizar com alguns dos tradicionais pratos do feriado de Páscoa: bacalhau, ceviche, cordeiro, colomba pascal e os queridinhos chocolates!
Leia também:
Harmonização de Vinhos e Receita de Sangria Espanhola – Por Chef Henrique Burd
Dicas para escolher os vinhos das festas de fim de ano
Harmonização de vinhos – Por Chef Henrique Burd
Bacalhau
Vinho branco seco, o Sibaris Gran Reserva Chardonnay (Undurraga/Chile) é denso e com frescor intenso. Apresenta muita fruta amarela, cítrica e nuanças de baunilha. É delicioso com saladas e pratos de peixes como o bacalhau!
Outra opção que também combina muito bem no verão com pratos de saladas e peixes, caso do bacalhau, é o vinho branco seco Villa Wolf Pinot Gris (Dr. Loosen/Alemanha) que tem boa densidade, sabores frutados e muito frescor.
Ceviche
Saboroso, delicado, com nuanças de frutas cítricas, minerais, acidez vibrante e ótimo equilíbrio, o vinho Estate Riesling (Doña Paula/Argentina), além de delicioso como aperitivo é excelente com pratos delicados, como o ceviche (peixes) e saladas!
Outra excelente opção é Pinot Grigio (CorteGiara-Allegrini/Itália) versátil, pode ser bebido como um aperitivo. Com sabor de frutas brancas frescas, acidez gostosa e salivante, também acompanha pratos leves como o ceviche, frutos do mar grelhados, sushis e sashimis.
Cordeiro
Vinho tinto seco, o Grande Réserve (Los Vascos/Chile) é denso, intenso e com acidez equilibrada. Apresenta deliciosos sabores frutados e um toque de alcaçuz, sendo ideal para acompanhar carnes vermelhas, como cordeiro.
O Nebbiolo Perbacco (Vietti/Itália) é um tinto seco com bom corpo, sabores de frutas vermelhas, especiarias, minerais e acidez refrescante. Excelente opção para pratos à base de carnes vermelhas e de caça (grelhadas, assadas ou cozidas)!
Chocolate
Referência em vinho do porto o Ferreira Tawny (Ferreira Porto/Portugal), é um fortificado doce que apresenta bom equilíbrio entre os taninos maduros, o frescor e a doçura. Acompanha muito bem chocolate 70% cacau e uma variedade de sobremesas com caramelo ou café; torta de maçã ou um tradicional crème brûlée.
Jerez potente, denso, doce, mas com equilíbrio e cheio de sabores de fruta negra seca o Solera 1847 Cream (González Byass/Espanha) é um excelente vinho de sobremesa para acompanhar doces à base de chocolate negro e frutas secas, como figos, tâmaras, uva passa, nozes, amêndoas e avelãs.
Colomba Pascal
Moscato D’Asti Cascinetta (Vietti/Itália) é um branco frisante doce, borbulhante que combina intensos sabores de fruta amarela com boa densidade e muito frescor. É delicioso como aperitivo, mas também acompanhando pães doces (como a colomba pascal), doces à base de frutas e creme.
Vinho fortificado doce (kosher), o Yarden Muscat (Golan Heights/Israel) possui açúcar e acidez em harmonia, refrescante, pleno em sabor, encorpado e com textura densa. Esta é outra opção deliciosa que combina com doces à base de frutas cítricas e cremes ou um clássico crêpe Suzette.
Este post é uma contribuição da assessoria da Inovoni para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.