Camaleão na arquitetura
O mármore pode se adaptar e cair muito bem em diversos tipos de espaços. Essa característica, aliada a outras vantagens da pedra, o colocam como queridinho na decoração
Neste projeto executado pela arquiteta Carmen Calixto, o mármore branco usado no piso, aliado aos demais elementos que compõem o espaço, ajudaram a criar a decoração descontraída que o jovem casal de clientes desejava. Foto: Rodrigo Marcandier
O mármore é uma pedra cheia de personalidade que agrega beleza e sofisticação a qualquer ambiente. Por isso mesmo, esse material é amplamente especificado em projetos mais clássicos. Contudo, além de bonito e requintado, o mármore também é bem versátil e se adéqua bem a outros tipos de decoração, inclusive nas que têm uma pegada mais descontraída.
Leia também:
Diferenças entre porcelanatos, cerâmicas, pastilhas, laminados e vinílicos
Dicas de como decorar varandas pequenas
Dicas para transformar o hall de entrada
Para a arquiteta Carmen Calixto, o mármore é um excelente recurso para tornar o ambiente interessante. “Sua superfície lisa e reflexiva tem estética única, capaz de deixar qualquer cômodo mais sofisticado”, garante. Para um resultado superior, a dica é apostar em mármores mais singulares. “Quando o ambiente é mais jovem e descontraído, os profissionais da área costumam especificar o mármore clássico branco principalmente no piso. Isso porque essa pedra, ao mesmo tempo em que destaca os demais elementos que vão ajudar a compor uma decoração mais descontraída, garante um toque de elegância no espaço”, destaca Fátima Baracho, diretora marmoraria Baracho Pedras.
Carmen explica como utilizar o mármore em ambientes menos informais: “Uma das melhores formas de fazer essa composição é através do mobiliário. É possível encontrar peças de design atuais que combinem, por exemplo, o mármore a uma estrutura minimalista em metal. Porém não existem regras. Peças mais clássicas podem ser um contraponto interessante em casas moderninhas. Outra opção é pontuar o espaço com cores. O mármore branco fica incrível se combinado a tons pastéis como o verde menta e o rosa quartz”.
Em projetos assim, a criatividade não precisa ter limite. “Só não pode é deixar o ambiente com cara de casa neoclássica. O mix de estilos, principalmente no que diz respeito às peças de várias épocas, é a melhor estratégia para criar um ambiente único, descontraído, jovem e na moda”, ensina Carmen.
Para quem ainda não se convenceu de investir no mármore por causa do seu custo mais alto, aí vai mais uma informação importante. “O mármore é muito durável e tem fácil manutenção, o que torna a pedra um excelente investimento”, ressalta Fátima. Ou seja, é um material que tem ótimo custo-benefício e pode impactar positivamente no valor do imóvel.
Segundo arquiteta Carmen Calixto, em projetos mais descontraído, o clássico mármore cai muito bem em mobiliário. Foto: Henrique Queiroga
Nesta cozinha, o mármore branco clássico, da Baracho Pedras, especificado no piso pelo arquiteto Flávio Cardoso ajudou a destacar ainda mais as cores que dá um toque de descontração ao espaço. Foto: Rafael Carrieri
Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES em Belo Horizonte