Fim de ano na varanda gourmet
Com a probabilidade de termos o verão mais quente de todos os tempos, as festas de confraternização podem ser feitas em ambientes mais arejados como varandas gourmet
As previsões apontam que o próximo verão será o mais quente já sentido no Brasil. Assim, as confraternizações de final de ano tendem a saírem das tradicionais salas de estar e jantar para conquistarem as áreas mais arejadas das residências. Sem abrir mão do conforto e receptividade, profissionais indicam quais as opções para tornar as varandas ou áreas gourmet mais atrativas para os convidados.
Leia também:
Decoração em prol da união familiar
Tendências de decoração
Dicas de decoração para o Natal
Foto: Henrique Queiroga
Nesta varanda projetada pela arquiteta Carmen Calixto, o espaço compacto foi integrado à sala de estar e jantar tornando-se mais um ambiente superpropicio para as confraternizações.
De acordo com a arquiteta Carmen Calixto, o importante é que este novo espaço para as festas tenha lugares suficientes para acolher todos os convidados. “É importante ter espaço para todos ficarem confortáveis. Em caso de varandas pequenas, vale a pena integrá-las com a sala, pontuando elementos similares da decoração de Natal e Ano Novo nos dois ambientes”, ensina Carmen.
A designer de interiores Alessandra Morávia e a arquiteta Adriana Morávia, do escritório Morávia Arquitetura e Interiores concordam que é importante deixar estes ambientes abertos o mais confortável possível, lançando mão de poltronas e sofás, por exemplo, para que os convidados se sintam acolhidos. “A varanda gourmet tem tudo para ser o ambiente mais agradável da casa, pois é um local ótimo para descansar, conversar, cozinhar para a família e amigos”, avaliam.
Foto: Osvaldo Castro
Alessandra e Adriana Morávia indicam usar na varanda revestimentos em tons claros, transparência, tons neutros e cores alegres. Para controlar a insolação, persianas com tela solar são aconselhadas.
Para dar um toque de leveza e frescor a esses ambientes por conta do forte calor, é importante investir em revestimentos naturais, transparentes, e muitas plantas. “É interessante apostar em revestimentos como madeira, pedras rústicas e vime, para que o ambiente fique mais leve fresco. O paisagismo também deve ser pensado, pois as plantas proporcionam ambientes extremamente agradáveis”, cita Carmen Calixto.
Alessandra e Adriana Morávia completam: “Utilizar revestimentos em tons claros, transparência, tons neutros e cores alegres. Também é importante controlar a insolação. Persianas com tela solar são ótimas para controlar a irradiação solar sem barrar a iluminação natural e a paisagem”.
De acordo com as profissionais, migrar as festividades para este tipo de espaço é uma ótima ideia, pois são locais mais frescos e fazem com que a confraternização tenha um tom mais informal e acolhedor. E para não perder o clima festivo, é muito bem-vindo arrematar a decoração com luzinhas de Natal em LED branca, guirlandas, sinos, pinheiros e flores natalinas, como o bico de papagaio.
Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.