O ano do rosa
A cor de 2016 já foi eleita. O Rose Quartz traz tudo que o mundo precisa: paz, segurança, leveza e aconchego
Foto: Henrique Queiroga
Projeto Fabiana Visacro. Aplicada na varanda, o Rose Quartz aproxima o espaço da natureza.
A Pantone, autoridade quando o assunto são as cores, já divulgou qual será a cor de 2016 que irá ditar as tendências na moda, na decoração e no design. Trata-se da Rose Quartz, uma nuance delicada e feminina que traz aconchego, paz e muita leveza. Apesar de ser uma cor bastante suave, a Rose Quartz tem presença e personalidade e não foi escolhida ao acaso. De acordo com a designer de interiores Fabiana Visacro, a escolha possui uma razão psicológica.
“Vivemos um período de destruição da natureza, desvalorização da mulher, de grande violência, principalmente contra a mulher, insegurança, crise e incertezas políticas. Acredito que a Pantone elegeu a Rose Quartz porque ela representa tudo que é contrário a esse momento atual que vivenciamos. Essa cor reforça a mulher e sua importância na família e sociedade, grita por paz e amor em meio a tanta intolerância e propõe uma trégua à natureza diante de tanta destruição. Ou seja, mais que uma cor, ela propõe reflexão”, afirma Fabiana.
No décor, justamente por essa flexibilidade e leveza, a Rose Quartz pode aparecer ser aplicada de diversas formas na decoração. “Como se trata de uma cor suave, ou seja, não é um tom marcante que pode cansar com o tempo, o Rose Quartz pode ser usado desde em grandes dimensões (como numa parede inteira) até em pequenos acessórios. Tudo vai depender das demandas dos clientes para o projeto”, comenta a designer de interiores Danielle Belline.
Foto: Henrique Queiroga
Projeto Fabiana Visacro: O Rose Quartz foi aplicado na sala de jantar para deixar o espaço familiar com um toque feminino
A designer de interiores Fabiana Visacro, em um de seus projetos, lançou mão do Rose Quartz na sala de jantar para remeter ao cuidado da mulher com a família. “Esse é um ambiente onde a família se reúne, então, quis representar no espaço esse olhar feminino que vai muito além da sexualidade, do homem e mulher, mas desse cuidado, atenção, carinho”, salienta Fabiana. Já na varanda, a designer mesclou a cor rosa a outros tons para dar vazão ao tema natureza. “Foi uma forma de ligar a sala de jantar com o externo da casa, que tem muita natureza presente. O rosa fala das plantas e flores com alegria”, explica.
Foto: Henrique Queiroga
Projeto Fabiana Visacro: Já na varanda, o Rose Quartzo foi especificado por remeter as cores e alegria da natureza
Em quartos de bebês o Rose Quartz cai muito bem, uma vez que, traz equilíbrio e tranquilidade, além de bem-estar. Por isso, sempre que pode, Danielle Bellini especifica essa nuance em seus projetos. “Em um quartinho de bebê, apliquei essa cor para que o ambiente se tornasse mais romântico e suave, assim como as sensações que a chegada de uma criança traz para todos. A combinação do rosa com os móveis provençais e um papel de parede em arabesco arrematou o espaço com charme e estilo”, conta a designer.
Foto: Jomar Bragança
Projeto Danielle Bellini: Para o quartinho da pequena Sarah, a designer Danielle Bellini optou pelo Rose Quartz que está presente tanto no papel de parede quanto em alguns adornos e acessórios
Romântico, natural, suave, integrado à natureza ou dedicado à família, independente da função do espaço, o Rose Quartz cai muito bem e veio para somar à decoração em 2016.
Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.