PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO PREVINE A SAÚDE DA GESTANTE E DO BEBÊ
Higiene bucal é fundamental durante a gravidez
Muitos são os cuidados que devem ser tomados ao longo dos nove meses de gravidez. A atenção redobrada à saúde bucal das mamães também faz parte dessa lista. Afinal, a boca é a porta de entrada de nutrientes, mas também de muitas doenças. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, uma infecção na boca leva o corpo a produzir maior quantidade de prostaglandinas, substâncias que causam contrações no útero e podem antecipar o nascimento do bebê.
Leia também:
Tratamentos ortodônticos depois dos 30 são pouco eficazes: Mito ou verdade?
Aparelho de Mentira – Sorriso colorido
Botox: tratamento alternativo e inovador para o bruxismo
Além disso, a cirurgiã dentista, Regina Bregalda, explica que por causa dos hormônios da gestação, especialmente a progesterona, as mulheres podem apresentar problemas como a gengivite, que pode causar incômodos e levar à perda de dentes se não for tratada corretamente. “Escovar os dentes e passar fio dental com frequência, além de visitar o dentista durante a gravidez, pode diminuir a chance de complicações. Vale lembra que através do sangue, a mãe pode passar para o bebê algumas doenças”
Uma dica é ter sempre uma goma de mascar sem açúcar na bolsa, para evitar a formação de placa e amenizar os efeitos da falta de escovação em dias complicados. Massagear a gengiva com o dedo depois da escovação favorece a circulação nessa área e também ajuda na prevenção da gengivite.
”Eu costumo dizer para quem está planejando engravidar é que, antes mesmo de ficar grávida, é necessário ir ao dentista e verificar se não há nenhuma enfermidade gengival”, explica Dra. Regina.
A gestante deve sempre limpar os dentes da seguinte maneira:
- · Usar primeiro o fio dental, que deve ser passado delicadamente entre os dentes até a gengiva, mesmo que a ela sangre.
- · Escovando (varrendo) de cima para baixo os dentes superiores e escovando de baixo para cima os inferiores.
- · Escovar os dentes tanto na parte de dentro, próxima à língua, como na parte que fica junto da bochecha.
- · Fazer movimento de vaivém na parte plana dos dentes do fundo.
- · Escovar a língua.
- · O fio dental deve ser passado para retirar restos de alimentos que não saem com a escovação.
· A gestante e a família podem preparar um fio dental caseiro, usando um pedaço de linha de carretel número dez passada em parafina ou cera de abelha. Outro material que pode ser usado é a ráfia transparente das embalagens, desde que esteja bem limpa. Até uma tirinha de sacola plástica ou de pacote de leite pode ser usada como o dental.
Dra. Regina Bregalda é Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-graduada em Prótese Dentária pelo Instituto de Estudos da Saúde & Gestão Sérgio Feitosa (IES), Especialista em Implantodontia pelo Grupo de Apoio à Pesquisa Odontológica na Faculdades Unidas do Norte de Minas (GAPO/Funorte), Pós-graduada em Cirurgia Avançada, também pela Funorte, Pós-graduada em Bioplastia, Plástica Gengival e Estética Global do Sorriso pelo Instituto de Biologia Oral (IBO).
Este post é uma contribuição da Arrojada Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar ODONTOLOGIA em Belo Horizonte