Qual a diferença entre coaching e terapia?
Técnica que vem sendo bastante utilizada ainda é confundida
O coaching é uma metodologia que busca atender as seguintes necessidades humanas: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. É um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais, direcionado à conquista de objetivos e obtenção de alavancar resultados.
Leia também:
Como criar coragem para mudar?
A auto exigência extrema gera frustração – Por Daiana Demenighi
Quais são os muros que limitam a sua prosperidade?
Porém, de acordo com a coach Camilly Gabry, o conceito de coaching ainda é muito confundido com a terapia. “A terapia é um trabalho que geralmente é voltado para o passado do indivíduo para resolver algum problema psicológico enquanto o coaching é baseado em ferramentas e técnicas que promovem mudanças comportamentais, visando principalmente o desenvolvimento de potenciais e a melhoria do desempenho, tanto na área pessoal como dentro de meio corporativo. ”, revela.
Assim, é possível também diferenciar o papel do terapeuta com o do coach. “O coach é o profissional que direciona a pessoa para alcançar os objetivos traçados. Para isso, ele utiliza ferramentas que o ajudam a elaborar planejamentos, superar desafios e motivar as pessoas. Já o profissional da terapia geralmente é um psicólogo que tem um conhecimento baseado no estudo da mente para solucionar compulsões, vícios, medos e doenças psicológicas”, diz a especialista em coaching de carreira e de desenvolvimento de competências.
Por isso, segundo Camilly, o coaching vem sendo muito utilizado por empresas e para quem deseja gerir sua carreira de uma outra forma. “Por ser um treinamento que tira o máximo do potencial da pessoa, é um trabalho que vem se acentuando no mercado para as empresas aumentarem suas produtividades e para as pessoas que procuram ter um maior autoconhecimento para alcançar as realizações que desejam conquistar no futuro”.
Assim, é preciso refletir para saber qual necessidade e qual acompanhamento é realmente necessário. “Os dois processos podem até se complementar em alguns casos, mas é preciso saber se você quer atingir uma meta específica ou se procura alguma solução psicológica”, conclui.
Este post é uma contribuição da assessoria da Camilly Gabry para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar Coaching em Belo Horizonte