Carne Vermelha é tão perigosa quanto o cigarro para aumentar risco de câncer
Especialistas internacionais de saúde definiram a carne processada entre as substâncias mais causadoras de câncer no mundo, juntamente com arsênico e amianto. O relatório será publicado na próxima segunda-feira 02/11/2015 e vai ser um choque para a indústria da carne. A OMS emitiu um alerta sobre o consumo excessivo de açúcar no ano passado, resultando em uma queda nas vendas de açúcar, o que pode ser um indicador do que está por vir para este mercado. A decisão pode levar a advertências e orientações dietéticas alteradas para sinalizar o problema.
Leia também:
Os 7 piores alimentos processados que você precisa evitar.
Temperos substituem o sal e deixam sua comida muito mais saudável
Alimentos que ajudam a combater o colesterol ruim
Dra Viviane Christina de Oliveira Endocrinologista e Metabologista da Endoquali explica que os mecanismos por trás do link ainda estão sob investigação, mas há algumas explicações possíveis. São eles:
Primeiro, há os nitratos, que são conservantes adicionados a algumas carnes processadas e algumas pesquisas mostram que essa combinação produz compostos causadores de câncer. Outro possível fator é o processo de defumar que é realizado em muitos produtos de carne processada, carnes defumadas também podem conter hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que são compostos que se desenvolvem no calor elevado e são considerados cancerígenos. Estes e outros produtos químicos chamados aminas heterocíclicas são formados quando a carne é cozinhada em fogo e podem danificar o DNA.
“Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal por causa de seu consumo de carne processada permanece pequeno, mas este risco aumenta com a quantidade de carne consumida. E tendo em vista o grande número de pessoas que consomem carnes processadas, o impacto global sobre a incidência de câncer é de importância para a saúde pública.” Explica Dra. Viviane.
A médica afirma ainda que isso não é razão para medidas radicais: parar de comer carne vermelha. O IARC não está dizendo que todos devem parar completamente de comer carne vermelha e SIM atenção para as processadas, considerando limitar sua ingestão. Isso já está de acordo com outras recomendações já existentes que sugerem limitar carne vermelha e comer mais alimentos de origem vegetal, peixe, carnes brancas, ovos, dentre outros. O que pode ter benefícios significativos para a saúde.
Este post é uma contribuição da assessoria da EndoQuali para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.