Xô Coceira! Como Tratar Sarna em Pets
Veterinária elenca dicas para evitar a doença em cães e gatos
Apesar de muito comum na vida dos pets, a sarna é uma doença que pode causar múltiplas complicações, além das conhecidas feridas e coceira intensa. Sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos Pets, a DrogaVET, líder em manipulação veterinária no Brasil, apresenta as formas de prevenção, os principais sintomas e os diferentes tipos de tratamento, para que os proprietários possam estar atentos à saúde dos seus animais de estimação.
“A sarna é causada por ácaros, microrganismos invisíveis a olho nú, que podem estar no próprio ambiente doméstico como, por exemplo, sofás, tapetes, cobertores e colchões. Quando atingem a pele dos animais podem causar perda de peso, falta de apetite, inflamações na pele e perda de pelos”, pontua a veterinária da DrogaVET, Andressa Felisbino. A coceira intensa faz com que muitos animais se esfreguem contra objetos em busca de alívio, sendo este um dos principais sinais de que há algo de errado com o PET.
A especialista explica que há duas espécies de ácaros que causam a doença, sendo o sarcoptes scabiei responsável pela sarna sarcóptica, que além dos animais, pode atingir também os seres humanos por meio do contato direto com os pets ou de objetos contaminados, como: toalhas, roupas e outros pertences. Em adultos e crianças, o principal sintoma é coceira e ardor na pele durante o dia. “Há casos de animais que estão contaminados pela sarna, porém não apresentam nenhum sinal, por isso é de extrema importância o cuidado e a higiene do ambiente doméstico”, considera Andressa Felisbino.
Ao identificar qualquer um destes sintomas nos PETs, os proprietários devem consultar um médico veterinário para que a doença seja diagnóstica de maneira correta e o profissional possa avaliar qual o melhor tratamento de acordo com as necessidades de cada paciente animal. “Geralmente, para curar a sarna são utilizados medicações orais com princípios ativos antiparasitários, como o Ivermectina que, na DrogaVET, pode ser manipulado na forma de biscoito, suspensão ou cápsulas em diversos sabores, tais como: peixe, carne, maçã e chocolate, facilitando a adesão de cães e gatos ao tratamento”, informa a profissional.
A DrogaVET ainda manipula, em seus laboratórios, shampoos e loções de uso exclusivo para cães com ativos para infecções, que auxiliam na cura da sarna. “Para sarnas de ouvido também produzimos medicamentos manipulados otológicos, ou seja, de aplicação direta no ouvido do PET”, finaliza a médica veterinária.