*Imagem: Imagem de Karen Warfel do Pixabay
Vermífugo: quantas doses são indicadas ao ano?
Animais de estimação são uma ótima companhia e melhoram o equilíbrio e o humor de seus donos. Também já foi demonstrado que crianças que crescem em lares onde há animais de estimação costumam ser mais autoconfiantes e serenas quando adultas.
Por proporcionarem tantos momentos bons, eles merecem ser tratados da melhor maneira possível. E isto inclui dar vermífugo a seus pets!
Com a falta de um medicamento como o vermífugo, parasitas instalam-se dentro do corpo deles, causando-lhes doenças e até mesmo os levando a óbito.
A hora certa de dar vermífugo a seus cães e gatos
Primeiramente, vale observar que o filhote deve sempre ser examinado por um veterinário antes de receber qualquer tipo de medicação.
Embora cães e gatos já possam, eventualmente, carregarem dentro de si vermes desde muito pequenos, apenas um especialista será capaz de indicar o vermífugo adequado para seu pet. Entretanto, existem alguns parâmetros que são seguidos comumente para a vermifugação de cães e gatos.
No caso dos cães, o vermífugo deve:
- Ter sua primeira dose ministrada ao animal entre os 15 e 30 primeiros dias de sua vida.
- A partir disso deve-se repetir o procedimento de uma a três vezes, com intervalos de 15 dias entre as aplicações. O vermífugo deve ser administrado em duas a quatro doses.
No caso dos gatos, a vermifugação se inicia no mesmo período que o observado para os cães.
Porém, ao passo que as dosagens caninas se encerram após três repetições, as felinas devem seguir sendo feitas com intervalos de três a quatro meses até o fim da vida do animal. Isto ocorre porque gatos têm uma tendência maior a infectarem-se com vermes do que cães.
Com que frequência cães e gatos adultos devem tomar vermífugo?
Cães adultos que convivem com a natureza em seu dia-a-dia devem ser vermifugados de 3 em 3 meses. Estamos pensando em animais com acesso constante a outros cães e que gostam da vida ao ar livre.
Cachorros que passam a maior parte do tempo dentro de apartamentos, com pouco contato com a terra, o vermífugo pode lhes ser ministrado de 6 em 6 meses, ou até mesmo apenas uma vez ao ano.
Já no caso de gatos adultos, o vermífugo tem de lhes ser dado em intervalos de 3 a 4 meses até o restante de suas vidas. Gatos são animais bastante higiênicos, passam o tempo todo se limpando com a própria língua — mas, infelizmente, este hábito os torna mais suscetíveis a se infectarem com vermes.
Se o animal está prenhe, pode tomar vermífugo?
No caso das cadelas que estejam grávidas, não se deve dar vermífugo ao animal. Já no período de resguardo pós-parto, a cadela pode receber o remédio para vermes normalmente.
Há vermífugos no mercado os quais se apresentam como inofensivos para cadelas que estejam grávidas, mas a maioria dos veterinários não os recomenda. Na dúvida, talvez seja melhor não ministrar tal remédio em seu pet durante este período.
Já no caso de gatas prenhas, considera-se que o animal deve ser vermifugado antes do acasalamento. Durante o período inicial da gravidez felina, não se deve dar para a gata vermífugo. Após 45 dias de gestação, caso a gata apresente sinais de que está com vermes em seu intestino, ela pode ser vermifugada, mas só com o acompanhamento de um veterinário.
Este post é uma contribuição da assessoria da WSI para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.