Quartos Montessorianos são tendência na decoração infantil
Ambiente é composto por mobiliário que valoriza a independência e liberdade das crianças
A decoração Montessoriana propõe uma organização prática e funcional dos ambientes de acordo com a capacidade física das crianças. Surgiu na Itália, no início do século passado, e está pegando por aqui. A designer de interiores do e-commerce de móveis LojasKD, Karen Goulart, comenta sobre as diferentes aplicações da tendência no quarto dos pequenos.
Leia também
Para estimular a criatividade e acalmar
Como organizar quartos pequenos
Transforme o quarto de criança para adolescente sem gastar muito
A proposta é que os móveis e objetos presentes nos cômodos infantis sejam projetados de modo que os pequenos possam utilizá-los de forma livre e independente – sem o auxílio de um adulto. Tal liberdade, segundo a vertente Montessoriana, está vinculada à disciplina e incentiva as tomadas de decisão da criança ou do bebê.
A responsável pelo surgimento da técnica foi Maria Montessori, pedagoga e primeira mulher a se formar em medicina na Itália, em 1907. “Seu método já é adotado em diversas escolas e ganhou força entre os decoradores nos últimos três anos”, ressalta Karen.
A especialista da LojasKD dá dicas para criar um quarto Montessoriano: “É preciso escolher móveis coerentes à altura das crianças, como estantes e prateleiras mais baixas, uma cama em que elas possam subir com facilidade, baús para colocar os brinquedos, um tapete confortável onde possam brincar, um espelho fixado na parede para se enxergarem e assim por diante”, explica.
Este post é uma contribuição da assessoria da LojasKD para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES em Belo Horizonte