Imagem com direitos autorais: Shutterstock.com / Por Krieng Meemano
Pés e orelhas também precisam de protetor solar
Regiões são negligenciadas ou esquecidas quando o assunto é proteção contra o sol
A radiação solar que incide em nosso corpo pode causar diversos problemas de saúde, como o câncer de pele. Cerca de 33% de todos os diagnósticos no Brasil são relacionados à essa doença. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele, sendo um dos principais fatores a falta de proteção contra os raios ultravioletas.
Quando esse assunto é citado, as pessoas lembram imediatamente de se proteger na área do rosto, braços e pernas, mas sempre se esquecem dos pés e orelhas. No caso das orelhas, os cabelos fazem uma espécie de barreira para protegê-las contra o sol. Mas, se os fios estiverem presos ou o cabelo for curto, dificilmente essa área terá uma proteção adequada.
Leia também:
Vitamina D e os riscos solar
Descubra qual é a textura ideal dos dermocosméticos para a sua pele
Sol: de vilão a mocinho
No caso dos calçados, se for utilizar um chinelo ou uma sandália que deixe a parte superior do pé exposta, é necessário passar protetor solar para evitar manchas e não correr o risco de ter mais problemas no futuro. Além disso, é recomendado ー sempre que possível ー utilizar tênis para práticas esportivas, entre os ideais é possível destacar os modelos tênis puma feminino, Nike, Adidas e demais marcas especializadas. Pois assim, é possível proteger seus pés de queimaduras do sol e demais impactos dos exercícios físicos.
Se você for à praia, há ainda mais necessidade de se passar protetor solar nessas regiões. Outro local negligenciado por parte da população é a nuca. Em pessoas que usam cabelo preso ou curto, não passar filtro pode ocasionar vermelhidão e muita dor na região. Mesmo durante a rotina, habitue-se a passar protetor solar todos os dias, principalmente nas regiões mais expostas, como rosto, orelha e braços.
Se for tomar sol, não se esqueça de aplicar porções generosas do produto cerca de 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol e a reaplicação deve ser feita a cada duas horas. Mas se você tomar banhos de piscina e mar, a recorrência precisa ser maior, já que a água tem o poder de retirar ou diminuir a proteção.
Lembre-se: os horários mais recomendados para a prática de atividades físicas ao ar livre, banhos de piscina ou mar e sol na praia é antes das 10h e depois das 16h.
Este post é uma contribuição exclusiva de Alice Bachiega para o Portal BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas