Momento de reinvenção: agora, e não daqui a pouco!
A vida só é possível reinventada – Cecília Meirelles
*Isabela Capelão
Você já parou para pensar sobre o significado da palavra ‘reinventar’? Ou como explicaria ela para alguém de forma clara e direta? Já que tem se falado muito nesse conceito ultimamente, considero interessante a abordagem.
Segundo o dicionário Michaellis, a palavra ‘reinventar’ é inventar novamente. Eu, Isabela Capelão, embora não seja uma lexicógrafa, ou seja, autora de dicionários, ouso complementar que o significado de ‘reinventar’ é recriar, inventar uma nova solução para um problema que exige uma abordagem diferente; é sair da zona de conforto, enfrentar os desafios de maneira alternativa; é mudar e adaptar-se às novas situações. É um verbo carregado de ações concretas, permeado de desejos subjetivos.
Os mais de três meses de isolamento social, como medida de segurança para o controle e prevenção da pandemia de Covid-19, tem feito pessoas, empresas, famílias, casais se rei-ven-ta-rem! Tudo isso, de diferentes maneiras – criação de novos hábitos e eliminação de outros; mudança no estilo de vida ou na carreira; abertura para novas possibilidades; desapego de várias coisas. Para nos inventarmos é necessário atitude, vontade e decisão! Isso tudo sem estresse.
Verdade seja dita: se não nos reinventarmos, não nos adequaremos às situações, o que compromete até a evolução da nossa sociedade. Convido você a realizar um primeiro passo nesse caminho: se questionar e se observar constantemente.
Perceber algo que te servia antes e que atualmente não serve mais ou não faça mais sentido; ou questionar-se sobre o que você pode fazer de diferente que vai te levar aos seus objetivos, são indagações positivas. Além disso, ter exemplos de pessoas e empresas que se reinventaram é uma boa forma de inspiração para então mudar comportamentos, hábitos, padrões e maneiras de enxergar e se posicionar diante da vida, dos negócios e da sociedade.
MOVA-SE
Acostumamos com a ideia de grandes transformações e, muitas vezes, deixamos de agir por acreditar que fazer algo simples não poderia provocar mudanças. Estamos tendo uma oportunidade ímpar de recriar e recomeçar pois, depois que a pandemia passar, nada será como antes!
Muitos pensam que reinventar é evocar mudanças radicais, ter ideias mirabolantes ou investir grandes recursos. E, por pensarem assim, acabam afugentando possibilidades de mudanças e de conquistas. Além disso, nem sempre estamos falando de algo “tão difícil”; depende de cada situação e de cada indivíduo. Para isso, é preciso se libertar de algumas crenças que podem estar te prendendo no mesmo lugar, do medo de mudar e, assim, libertar a criatividade e a coragem para conquistar seus objetivos e sonhos.
ENFRENTE O MEDO DE SE REINVENTAR
Em tempos de desemprego nas alturas, pessoas insatisfeitas com suas vidas e carreira, excesso de postagens em redes sociais que propagam o ideal de vida perfeita, falar sobre reinvenção soa como uma agressão para muitas pessoas. Isso porque fica parecendo mais um tutorial ou uma auto ajuda barata a caminho da felicidade. Por isso, vou compartilhar aqui uma decisão que realizei em um momento da minha vida e que não foi fácil.
Modéstia à parte, queria dizer que sou um exemplo de que reinventar é possível e que a dor e o sofrimento podem ser uma propulsão para isso. Eu iniciei uma carreira na área da engenharia mecânica e trabalhava em indústrias e, diante de uma cisão da empresa da minha família, me direcionei para a área do comércio varejista. Estudei e me preparei para me adequar àquele momento. Enxerguei uma necessidade de introduzir uma área de RH, de treinamento e desenvolvimento de pessoas e lá estava eu, estudando um tema totalmente diferente e me reinventando.
Muitas pessoas resistem em efetuar essas mudanças por acreditarem que estão abandonando o que se dedicaram durante tanto tempo ou por acreditarem que isso é fracasso, porém, isso é uma interpretação limitada. Temos que nos adaptar às circunstâncias, aproveitando as oportunidades, sempre de olho nas nossas habilidades, paixões e interesses e aceitar a nossa vulnerabilidade.
E foi isso o que eu fiz na empresa. Depois desse tempo treinando pessoas, fui surpreendida por um grave problema de saúde e tive que me ausentar para me recuperar e, nesse momento, precisei me recriar devido às minhas limitações e lesões sofridas. Foi quando passei a realizar programas de gestão do estresse e de qualidade de vida dentro na empresa e criei um blog ( Meus Miolos!). Um tempo depois, parti para o empreendedorismo, e o blog virou empresa.
Cada um lida com as adversidades de forma distinta, porém, algumas questões exigem decisões rápidas e outras possibilitam a análise e o planejamento.
Saiba que você pode fazer as coisas acontecerem. Isso porque reinventar a si mesmo move engrenagens da felicidade pessoal; move a engrenagem dos negócios para conquistar sucesso sobre aquilo que lhe é importante.
Se tudo isso lhe parece difícil, busque auxílio de mentores e profissionais que podem lhe ajudar nesse processo. Se quiser fazer uma mudança na sua vida e está se sentindo empacando, corre pra Meus Miolos, que nós vamos te ajudar a conquistar os seus objetivos.
*Isabela Capelão é especialista em gestão do stress e qualidade de vida, uma estudiosa do comportamento humano e criadora do Programa anti-stress Levemente. Palestrante, Coach e Hipnoterapeuta. www.meusmiolos.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva de Isabela Capelão para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas