Mas, o que é fibromialgia?
A doença atinge entre 1% e 5% da população.
Síndrome caracterizada pelas dores por todo o corpo, por longos períodos, a fibromialgia é uma condição reconhecida há aproximadamente 15 anos. Devido a isso, suas causas, sintomas e tratamentos ainda não são conhecidos por grande parte da população. As mulheres devem ficar atentas! Da população atingida, entre 80 e 90% dos casos são do sexo feminino, com idade entre 30 e 50 anos.
Segundo o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, diretor clínico da Fisior Hidroterapia, de Belo Horizonte (MG), além da dor, outro sintoma é a sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. A fibromialgia está diretamente ligada também à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.
Leia também:
Exames de rotina importantes, que toda mulher deve fazer
Pubalgia e o tratamento com Pilates
Pilates é um aliado contra a bursite
“A fibromialgia é uma doença reumática em que não se observa inflamação das articulações. Os sintomas são semelhantes aos causados por artrites. Ainda não se tem certeza da causa, mas, muitos pesquisadores acreditam que esteja relacionado a um problema com a forma com que o corpo processa os sinais de dor, fazendo-o reagir exageradamente a eles”, afirma o especialista.
A hidroterapia como alívio
Rogério Celso explica que a fibromialgia ainda não tem cura e que o tratamento que pode amenizar muito os sintomas da doença é multidisciplinar, ou seja, uma combinação de ações que melhoram o estágio do paciente.
Entre os cuidados que as pessoas que tem essa síndrome devem ter estão: usar o medicamento prescrito pelo médico, não se estressar, ter boas noites de sono e praticar exercícios físicos. Muitos médicos indicam a hidroterapia, que consiste na fisioterapia feita dentro de uma piscina aquecida. Os efeitos da imersão corporal associados aos exercícios fisioterápicos provocam diversos estímulos, ativando o sistema imunológico, melhorando a circulação e diminuindo a sensação dolorosa.
No caso da fibromialgia, segundo Rogério Celso Ferreira, que é especialista em hidroterapia, há melhora na qualidade do sono, no humor, no equilíbrio e no sistema imunológico. Além disso, aumenta a força muscular, a resistência ao exercício, a disposição física e mental e a circulação. Sem contar o alivio das dores.
“Como a água reduz a pressão interna nas articulações, associamos exercícios específicos, propiciando melhor condicionamento muscular e com isso o alívio de dores ao longo do dia. Os exercícios e os procedimentos são personalizados com o objetivo de promover e facilitar a reabilitação de maneira individualizada”, conclui o especialista.
Este post é uma contribuição da assessoria da Fisior Hidroterapia para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas