7 atitudes que podem estar sabotando o seu treino
Você frequenta uma academia, realiza os exercícios mas não esta percebendo mudanças ou é aquela pessoa que esta sempre adiando a matrícula?
Nat Barros personal trainer há mais de 20 anos, treina mulheres em seu Studio de BodyDesign em São Paulo, listou 7 ações que podem “sabotar” qualquer treino. Confira:
Leia também:
Vida saudável gera maior rendimento no trabalho
Pilates previne em até 25% problemas cardíacos
Sal: ingerir ou não ingerir? Vilão ou herói?
1. PREGUIÇA DE LEVANTAR CEDO
“A cama estava quentinha”, “Estava tão cedo”, “Fui dormir tarde”, “Fiquei com uma preguiça”. Essas são frases comuns daqueles que sabotam o treino pela manhã. Se você só pode treinar bem cedo, procure dormir cedo. Acorde assim que o despertador tocar, não fique prorrogando o levantar. Lave o rosto e vá à luta! Seu corpo te espera.
DICA: coloque o despertador longe da cama. Assim você tem que levantar para desligá-lo.
2. FICAR COM O TELEFONE DURANTE O TREINO
Um bom treino deve durar por volta de 1 hora. Vejo pessoas que ficam 2 a 3 horas na sala de musculação e ainda saem quase sequinhas. O treino é o momento de dar o máximo de si, de respeitar os tempos de intervalo entre as séries e ficar concentrado, e com um telefone nas mãos fica impossível resistir àquela olhadinha nas redes sociais. “Aí você resolve curtir ou responder a uma mensagem, pronto! Seu treino já era. Perde-se o estímulo perfeito para o crescimento muscular.
DICA :se for preciso levar o telefone para dentro da sala, deixe-o em uma sacolinha ou bolsinha perto de você, nunca nas mãos.” Explica NatBarros.
3. AMIGOS E PAQUERAS
Muita gente na academia gosta de conversar entre as séries e lá vai mais um treino por água abaixo. Como já citado, treino é momento de concentração, de tempo certo entre as séries. Treinar com um PARCEIRO é bacana, mas amigos que conversam demais podem sabotar seu resultado. Fica a dica!
4. ALIMENTAÇÃO ERRADA
Já ouviu a famosa frase: “Você é o que você come?” Pois é, se você estiver fazendo uma alimentação pesada, rica em alimentos gordurosos, industrializados, açucarados a sua energia e disposição podem ser bastante afetadas e certamente diminuem o ânimo em ir para a academia treinar. Aposte em uma alimentação mais leve como carnes magras, carboidratos complexos, frutas e castanhas por exemplo.
DICA: se você passa o dia todo fora de casa e come em buffets, leve seu almoço e lanches em bolsas térmicas. É mais barato e mais saudável.
5. DEMORA EM ENXERGAR OS RESULTADOS
Se o motivo principal na academia é o emagrecimento, fique atento ao que você anda comendo nas outras horas em que não está treinando. Muita gente “se mata” de treinar durante uma a duas horas e as demais do dia come sem o menor controle ou consciência. Para emagrecer vale a regra DIETA + TREINO = RESULTADO. Já para o crescimento muscular é preciso de tempo para que o músculo se adapte e cresça. A regra aqui é outra DIETA+ TREINO+ REPOUSO + PACIÊNCIA = RESULTADO. “Não desanime com a demora dos resultados, avalie em primeiro lugar se você está fazendo TUDO certinho.” Conclui a profissional.
6. MONOTONIA NOS EXERCÍCIOS
Se você não tem um personal à sua disposição para variar seus treinos provavelmente terá uma daquelas planilhas elaborada pelos instrutores da academia, certo? Muitas vezes o treino fica tedioso porque você já está muito tempo com os mesmos exercícios e vendo pouco resultado. É hora de conversar com o professor e pedir para trocar o treino. Isso também vale para os grupos musculares que você não gosta tanto de trabalhar. Existem exercícios bem desafiadores que dão mais vontade de fazer.
DICA : peça para o professor montar 2 ou 3 treinos diferentes para uma mesma fase do seu treinamento, isso deixará mais interessante sua ida à academia.
7. ACADEMIA NÃO É SOMENTE LUGAR DE “GENTE MAGRA”
Muita gente fica com vergonha de ir para uma academia porque está acima do peso. Sem essa! É exatamente lá o lugar que pessoas que querem perder peso, melhorar a silhueta devem estar. Se você é uma dessas pessoas, corra agora para uma academia e começe sua mudança.
Este post é uma contribuição da assessoria da Nat Barros para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar ACADEMIAS em Belo Horizonte