Dicas para montar um jardim em casa sem gastar muito
Ter um cantinho verde em casa é uma opção para fugir do estresse diário da cidade grande. Além das diferentes opções de plantas decorativas, é possível plantar sua própria horta, para ter temperos fresquinhos, economizar e investir em uma comida com muito mais sabor.
Pensando nisso, convidamos a Patrícia Abilaine, coordenadora na formatação de serviços da Maria Brasileira, para dar algumas dicas de como iniciar o seu jardim em casa sem gastar muito.
Leia também:
Como cuidar bem do seu terrário?
Cuidar de plantas é um exercício físico e mental
Hortas verticais
Espaço: O local para colocar os vasos precisa ter ótima ventilação e boa exposição do sol. Caso o lugar seja amplo demais, você pode optar por plantas ornamentais que, geralmente, são maiores em vez de tentar ocupar o espaço apenas com grandes itens decorativos. Já para espaços pequenos, priorize plantas menores e até mesmo o espaço vertical.
Sementes: Escolha sementes de espécies que podem ser cultivadas em casa, como babosa, orquídeas e lírios, ou até mesmo hortaliças, e que tenham um custo mais em conta. Pedir mudas e sementes para amigos ou vizinhos que apreciam a jardinagem também é uma opção. Verifique o clima em sua região, para ver qual planta se adapta melhor.
Proteção: A utilização de itens naturais para a proteção da planta, como folha seca e palha, além de ser sustentável, é mais econômico que remédios contra pragas. Esses itens conseguem proteger as mudas da chuva e do sol sem gastar muito.
Adubagem: Para economizar tempo e dinheiro, utilizar materiais orgânicos do dia a dia como adubo natural é uma ótima opção. Cascas de ovo, borra de café, frutas, legumes e verduras, folhas secas e galhos, aparas de grama e de madeira, papel picado e outros compostos podem ser utilizados como adubo barato e ricos em nutrientes.
Decoração: A decoração é fundamental para dar o charme necessário ao seu jardim. Materiais recicláveis e sucatas, além de sustentáveis garantem a economia na hora de deixar o cantinho mais atraente. Basta usar a criatividade! Objetos como caixas de madeira, engradados de cerveja ou de outras bebidas, garrafas de refrigerantes, pneus e outros materiais podem servir como vasos e recipientes para sua plantação. Depois de pintados e restaurados, peças de metal, madeira ou até mesmo cabos de vassoura podem ser utilizados como suporte e decoração para trazer mais elegância ao seu jardim.
Este post é uma contribuição da assessoria da Maria Brasileira para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas