Compulsão, necessidade incontrolável
*Por Isabela Capelão
O que é compulsão?
Compulsão é quando dispomos de um desejo, uma necessidade incontrolável de fazer alguma coisa, uma obsessão ou repetição exagerada. Normalmente esse comportamento está associado a alguma gratificação emocional, ou seja, o indivíduo age de forma a obter alívio de algum sofrimento, um escape para uma determinada situação ou emoção. A pessoa que possui esse tipo de comportamento descontrolado pode estar tentando compensar sentimentos de ansiedade, angústia, afastar alguma ameaça ou mesmo procurando obter prazer ou satisfação.
Existem inúmeros tipos de compulsões, mas as mais conhecidas e frequentes são:
- Drogas lícitas, cigarro e álcool;
- Sexo;
- Comida;
- Compras;
- Jogos;
Existem também tipos de comportamentos compulsivos que são realizados de maneira inconsciente e excessivamente repetida como:
- Lavar as mãos repetidas vezes;
- Posicionar os objetos para que fiquem simétricos ou na posição certa;
- Acumular ou armazenar objetos sem utilidade e não conseguir descartá-los;
- Arrancar cabelos, roer unhas, beliscar-se, etc.
Sabe aquele cafezinho que se repete inúmeras vezes durante o dia? Esse tipo de comportamento também pode ser considerado uma compulsão.
Não é o fato de degustar o café, mas sim o ritual, a repetição exagerada. Muitas vezes o sabor e o aroma nem são apreciados e sim aquela necessidade que motiva o consumo excessivo.
Além disso, alguns acontecimentos intensos na vida das pessoas podem desencadear compulsões ou, pela restrição do hábito ocasionar uma substituição, às vezes até pior. Isso nos faz atentar a importância de entender e trabalhar a causa desse hábito nocivo.
O mecanismo que desencadeia a compulsão e a torna um transtorno ainda não está totalmente desvendado, mas especialistas afirmam que o problema tem causa multifatorial. Falhas no sistema de recompensa do cérebro, associadas a fatores socioculturais, são os principais elementos que geram tais condutas. O nosso cérebro guarda quando passamos por uma situação agradável e há liberação de dopamina, substância química diretamente ligada à sensação de bem-estar. Ao repetir tal comportamento em busca de bem-estar, cria-se uma dependência, pois o indivíduo provoca a liberação de dopamina fazendo a busca pelo prazer ainda mais incessante, em um ciclo vicioso.
Normalmente, quando um hábito começa a impactar no ritmo e dinâmica de vida da pessoa, comprometer os relacionamentos ou os seus resultados desejados, então é chegado o momento de buscar uma auxílio para o tratamento. Independente de qual for a compulsão é necessário buscar ajuda profissional, uma vez que, se não for tratada pode ocasionar sérios prejuízos, físicos, emocionais e até financeiros.
Se você tem alguma das compulsões mencionadas acima ou outra qualquer, que comprometam de um determinada maneira sua vida e sua rotina, não hesite em procurar auxílio profissional: médicos, psicólogos, terapeutas.
4 dicas para ajudar no controle da compulsão:
- Respiração: inspire lentamente pelo nariz, segure o ar por 5 segundos e solte devagar pela boca todo o ar existente em seu pulmões;
- Praticar esportes ou danças: procure atividades físicas que você gosta e que sejam prazerosas, elas liberam os hormônios do prazer;
- Alimentação: beba bastante água, e se alimente de maneira saudável;
- Descubra um hobby: algo que o estimule, que mude o foco e ocupe o tempo de maneira benéfica, por exemplo pintar, cuidar das plantas e do jardim, desenhar, etc.
*Isabela Capelão é especialista em gestão do stress e uma estudiosa do comportamento humano e criadora do Programa anti-stress levemente. Coach, terapeuta, palestrante e treinadora, utiliza jogos, dinâmicas e metodologias diversas com fundamentos da programação neurolinguística, coaching, psicologia positiva, hipnose, neurociência, terapia ericksoniana, mindfulness e outras para proporcionar desenvolvimento de habilidades e estratégias para a gestão do stress e melhoria da qualidade de vida e bem-estar do indivíduo, grupos, equipes ou organizações. www.meusmiolos.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva de Isabela Capelão para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas