Controle suas emoções para o sucesso de suas atividades físicas
*Beethoven de Ávila
Saudações leitoras e leitores da nossa revista. Estamos muito cheios de idéias mas temos que direcionar nosso foco em criticar, comentar e principalmente elucidar aspectos mais relevantes e úteis das nossas atividades físicas. É evidente que a minha vivência, experiência, conhecimentos práticos além dos acadêmicos é que são o diferencial para eu estar aqui me dirigindo a vocês nesta ação de interferência nos seus conhecimentos na nossa área.
Nos posicionamos a partir das atividades infantis e da vivência natural para nos envolvermos com o ciclismo, como uma atividade análoga a essas práticas e estilo de vida. Vamos compondo um estilo de vida baseado em atividades outdoor, que pelas emoções que envolvem, traz para nós a alegria, as realizações, a experimentação pessoal, a liberdade, o passeio e principalmente o eterno aprendizado.
Leia também:
Treinos e Motivação – Beethoven de Ávila
O Treinamento Mental – Beethoven de Ávila
O spinning é para todos – Beethoven de Ávila
Penso que em essência nossa vida é emocional. Nós humanos buscamos e recebemos nas emoções as comunicações, o sentido para nos comportarmos. A partir do que sentimos que nos despertam consequentemente emoções, tomamos decisões para grandes atitudes e mesmo para um simples olhar. Vem disso a base do “movimento humano” ser diferenciado do movimento dos outros animais e mesmo dos movimentos na natureza. O nosso movimento é intencional, emocional, representativo e assim tem significados. A junção e a função desta análise para nós é a de sempre (o mais possível) termos consciência do que está nos movendo. Sob o “efeito” de quais emoções estamos nos comportando.
Transportando para as atividades físicas pretendendo evolução, saúde e melhora do condicionamento, precisamos avaliar e preferencialmente entender todas essas “emoções” para darmos o sentido e a modulação que precisamos para nossas atividades. Explicando: se ficarmos com “raiva” e dermos um chute na parede, não vamos melhorar nosso chute mas sim vamos quebrar o pé. Se ficarmos felizes e sairmos correndo pulando vamos cansar à toa. KKKK.
Com tudo isso, a experimentação e vivência das atividades outdoor são exercícios dos mais viáveis para realmente sentirmos e modularmos nossas emoções. Na natureza precisamos de percepção, observação REAIS durante todo tempo, para conseguirmos executar todos controles necessários a completar as atividades. Os ambientes controlados não nos permitem tanta realidade. Precisamos desenvolver nosso entendimento e assim sabedoria, humildade para tomar decisões que realizam, não é possível apertar o botão de game over ou restart, temos que fazer o necessário sob emoções entendidas e preferencialmente “controladas”. Não é pertinente se exaltar, enervar ou irritar.
Resumindo os exercícios outdoor são mecanismos diretos de nossa realização humana na natureza (principalmente por termos vindo dela). São por excelência, terapia de autocontrole e entendimento. São atividades de pesquisa e analise das suas percepções e capacidades. São a integração e o retorno ao berço (natureza). Mas principalmente é a forma REAL de se adquirir responsabilidade sobre si, suas emoções para com o mundo e sua saúde geral, holística.
*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor, treinador e assessor (consultor) em Mountain Bike.
Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas