Mudança de estilo
De rústica a sofisticada, a varanda rouba a cena e se reinventa para atender hábitos e demandas das moradas contemporâneas
Projeto da arquiteta Ana Lívia Werdini, essa varanda é o local preferido do cliente para receber amigos e, por isso, segue o mesmo requinte da sala de estar. Foto: Henrique Queiroga
Por ser um espaço, geralmente, próximo à área externa, a varanda gourmet ganhou contornos rústicos e despojados. Porém, isso está mudando. Esse ambiente agregou importância nas moradas contemporâneas e passou a ser um dos cantos prediletos. Por isso mesmo, sua decoração também sofreu transformações e ganha, cada vez mais, toques de sofisticação.
Leia também:
Dicas de como decorar varandas pequenas
Dicas de como decorar a varanda da residência
Fim de ano na varanda gourmet
A designer de interiores Rosane Guedes explica como ocorreu essa mudança: “Para muitos, a varanda é uma extensão da cozinha. Para outros, da sala de TV ou mesmo da sala de Estar. É exatamente por ser uma extensão da casa, ou do apartamento, inclusive de suas áreas mais nobres, que as varandas acabam se tornando áreas sofisticadas”.
Nos apartamentos, em especial, a varanda se tornou um dos locais preferidos para receber convidados. “Por esse motivo, existe a demanda por mais sofisticação. Dessa forma, consegue-se receber as pessoas com conforto e requinte, oferecendo o melhor”, conta a arquiteta Ana Lívia Werdine.
De acordo com Ana Lívia, as cortinas de vidro são um dos itens que mais conferem sofisticação à varanda do apartamento. “Com elas se controla a ventilação e a incidência de chuva, o que permite que a varanda seja mais utilizada e que os móveis sejam mais sofisticados”, destaca a arquiteta.
Como geralmente a varanda é uma espécie de continuação de um ambiente da casa, é importante haver harmonia e seguir a mesma linha de decoração do restante do imóvel. No caso de varandas com pegada sofisticada, alguns revestimentos aparecem mais. “É comum o uso de mármore travertino, ladrilho hidráulico e madeira no piso”, enumera Rosane.
Ana Lívia acrescenta outros itens que podem contribuir para trazer sofisticação para a varanda: “A iluminação, seja com pendentes, seja indireta, valoriza muito. Além disso, o linho nos revestimentos de móveis e cortinas, a madeira e o vidro, usados harmonicamente, contribuem demais para esse efeito. Outra pedida é apostas em eletrodomésticos modernos e charmosos”.
Independente do estilo da varanda, sofisticada ou não, o mais importante é que ela reflita os hábitos e gostos dos moradores. “De nada adianta uma varanda de capa de revista se depois de pronta ela não for um ambiente convidativo e aconchegante para os moradores”, encerra Rosane.
Foto: Rodrigo Carrieri
Projeto da designer Rosane Guedes, as cadeiras de design Panton em contraponto com a mesa de madeira cria uma atmosfera sofisticada e acolhedora. Foto: Rafael Carrieri
Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas