4 erros que estressam qualquer relacionamento
*por Isabela Capelão
Segundo pesquisas do Dr. Gottman, foram definidos esses 4 comportamentos como indicadores poderosos do fracasso de uma relação.
- Defensividade: quando a pessoa tenta se defender do que considera um ataque, ao invés de buscar entender o que o outro está dizendo.Essa atitude bloqueia a comunicação e impede a resolução de problemas.
- Obstrução ou emparedamento: a pessoa se fecha e recusa interagir com o outro, obstruindo a possibilidade de diálogo ou cooperação. Quanto mais um insiste, mais o outro se afasta, gerando um ciclo vicioso que esgota os envolvidos e o relacionamento.
- Criticismo: quando a discussão de um problema se transforma em um ataque à identidade do outro, como se esse tivesse um defeito ou estivesse cometendo um crime terrível. Isso gera um desconforto e um desânimo no relacionamento, pois como é possível sentir-se bem ao lado de uma pessoa espezinhando o seu amor próprio.
- Desprezo: quando se coloca em uma posição de superioridade e desqualifica a outra; zombar, ironizar, menosprezar, desacreditar da capacidade do outro a ponto de ofendê-lo. Isso piora quando ocorre na frente de outras pessoas.
É importante entendê-los, refletir e identificá-los caso estejam presentes para então impedí-los de acabar com os seus relacionamentos.
Leia também:
Como lidar com o stress
Desilusão amorosa – psiquiatra conta como dar a volta por cima
Como pessoas tóxicas camuflam suas ações
*Isabela Capelão é especialista em gestão do stress e uma estudiosa do comportamento humano e criadora do Programa anti-stress levemente. Coach, terapeuta, palestrante e treinadora, utiliza jogos, dinâmicas e metodologias diversas com fundamentos da programação neurolinguística, coaching, psicologia positiva, hipnose, neurociência, terapia ericksoniana, mindfulness e outras para proporcionar desenvolvimento de habilidades e estratégias para a gestão do stress e melhoria da qualidade de vida e bem-estar do indivíduo, grupos, equipes ou organizações. www.meusmiolos.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva de Isabela Capelão para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas