Por dentro da receita: o que você sabe sobre a amora?
Fruta que faz parte das memórias de quase todo mundo possui propriedades antioxidantes e reserva curiosidades
Quem nunca levou bronca da mãe ou da avó por ter machado as roupas e os sapatos com amora? Pois é, essa fruta que faz parte das memórias de quase todo mundo possui muitos benefícios para a saúde e algumas curiosidades que você talvez jamais tenha imaginado. A Blend Coberturas, fabricante de insumos para indústria de alimentícia, conta tudo para você.
Leia também:
Benefícios do morango
Gengibre: detox, emagrecedor, afrodisíaco e muito mais
Chia: além do emagrecimento
Originária da Ásia, a amora teve seu cultivo espalhado pela Europa, América do Norte e locais mais frios da América do Sul. Sua frutificação, brotação e floração possui características bem peculiares. No inverno, a fruta precisa de temperaturas bem baixas, em torno de -7ºC. Já no verão, a amora necessita de temperaturas bastante elevadas, com calor abundante, acima dos 30ºC. No Brasil, a fruta só consegue se desenvolver em locais de estações bem definidas, como, por exemplo, a região Sul.
Mas, atenção. Essa não é a amora que costumamos colher nos quintais da região Sudeste, aquelas que provocam broncas por manchar roupas. “Essa fruta é muito difícil de produzir em larga escala. Por isso, a amora que se utiliza na indústria alimentícia e quem tem sido mais recentemente encontrada em supermercados como fruta gourmet é a chamada amora preta ou vermelha”, explica Neudo Lambertucci, sócio-fundador da Blend Coberturas.
O sabor é praticamente o mesmo. Os benefícios para a saúde também. Estudos científicos mostram que o consumo de amora tem apresentado efeitos benéficos ao corpo. A fruta contém propriedades contra envelhecimento, déficit de memória, câncer, doenças neurológicas, inflamações, diabetes e infecções bacterianas. O fruto é rico em antioxidantes, que protegem contra o risco de acidente vascular cerebral, além de ser fonte de ferro, potássio, manganês e magnésio.
Existem muitas espécies e gêneros de amora espalhados em todo o mundo, mas, como dito, a amora vermelha e a preta são as mais comuns devido a uma maior facilidade de produção. Independentemente da espécie, a fruta costuma apresentar uma coloração esbranquiçada ou avermelhada no período de desenvolvimento, até que atinge uma coloração muito roxa quando madura. Possui sabor doce, agradável, suavemente ácido, textura enrugada e bem macia. É amplamente apreciada e utilizada seja para seu consumo in natura ou em doces, sucos, compotas, vinhos, geleias e licores.
Outro detalhe interessante é que as folhas da amoreira são um verdadeiro banquete para o bicho-da-seda. É delas que ele se alimenta para se desenvolver. “A seda já é fabricada há mais de mil anos e é a amoreira que está na base de sua alimentação”, revela Lambertucci. Então, quando for às compras, lembre-se que aquela blusa de seda à mostra na prateleira é consequência de um pé de amora de algum lugar do mundo.
A Cobertura de Amora da Blend é produzida com amoras importadas do Chile. O produto não possui adição de aromatizantes e 30% de sua composição é da fruta, o que garante fidelidade e sabor natural. A textura é excelente para aplicação na sorveteria e na confeitaria, sendo utilizada em picolés, sorvetes de massa,milk-shake, bolos, tortas, cheesecake, entre outros. Em preparações salgadas, pode ser usada em molhos de salada, molhos de carnes e pescados, queijos finos e canapés. Uma delícia com eterno sabor de infância.
Este post é uma contribuição da assessoria da Blend Coberturas para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.