Versatilidade e sofisticação
A sobreposição de tapetes é uma tendência na decoração que proporciona mais charme e elegância ao ambiente
Projeto da designer Laura Santos, os tapetes sobrepostos trouxeram modernidade e ousadia ao espaço. Foto: Henrique Queiroga
Modernizar o ambiente é sempre uma tendência quando falamos de decoração. Uma maneira de proporcionar um novo estilo aos espaços é o uso de tapetes sobrepostos, que quebra a rigidez da composição clássica, além de ser bastante versátil.
Em seu ambiente na Casa Construir 2016, “Suíte Master”, os arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra criaram um espaço mais sofisticado ao utilizar a sobreposição de tapetes.
Leia também:
Azul marinho é o novo preto na decoração
Rasgos de luz em alta no décor
Dicas de como usar obras de arte na decoração
“Tapetes sobrepostos demonstram grande capacidade compositiva, é a possibilidade de ousar, mantendo a elegância. O ambiente casual fica mais intrigante e o ambiente sofisticado ganha perspicácia. O layout assimétrico agradece às sobreposições também assimétricas, conferindo dinamismo e amarrando o mobiliário aparentemente disposto de uma forma aleatória”, explica Bruno Vianna.
De acordo com os arquitetos, todo tapete pode fazer parte de uma composição sobreposta, sendo importante ficar atento à altura dos mesmos para garantir conforto ao caminhar, a conjugação de cores, texturas e desenhos para se obter harmonia no ambiente.
“Até um tapete de pelo alto pode ser sobreposto se vier acima de um modelo bem fino. A regra aqui é o olhar profissional para uma montagem harmônica, ressaltando a beleza dos tapetes utilizados e trazendo algo inusitado ao ambiente”, ressaltam Bruno e Ivana.
A designer de ambientes Laura Santos também utilizou a sobreposição de tapetes em seu ambiente “Espaço Leitura” que está na Mostra Casa Construir 2016. Ela afirma que esta tendência cria um ambiente mais moderno e personalizado.
“Os tapetes sobrepostos proporcionam modernidade e personalização ao ambiente. Eu buscava um espaço moderno, atual, aconchegante e que quebrasse as regras da decoração”, conta.
Laura Santos lembra que é preciso procurar tapetes que ganham ligação e se completam e indica: “É importante ficar atento com a sobreposição para que não ultrapasse as circulações do espaço, porém não há uma regra para utilizá-los. A criatividade é livre”, encerra.
Segundo os arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra, todo tapete pode fazer parte de uma composição sobreposta, sendo importante ficar atento à altura dos mesmos para garantir conforto ao caminhar, a conjugação de cores, texturas e desenhos para se obter harmonia no ambiente. Foto: Henrique Queiroga
Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas